Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Vitória Down vai à sede da ONU em Nova York representar o ES na Conferência do dia internacional da Síndrome de Down

O trabalho exitoso realizado na Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Síndrome de Down do Espírito Santo (Vitória Down) será representado na sede das Nações Unidas em Nova York, nos Estados Unidos. A associação capixaba fará parte de uma comitiva da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD) e será a única representante do estado e uma das poucas do Brasil na 14ª Conferência do Dia Internacional da Síndrome de Down, que acontecerá no próximo dia 21 de março.

O maior evento mundial sobre a causa das pessoas com T21 (Trissomia 21) terá como tema “Melhore Nossos Sistemas de Apoio” (em tradução livre do inglês “Improve Our Support Systems”). Durante a conferência, autodefensores e especialistas discutirão como aprimorar os sistemas de apoio e garantir mais inclusão para pessoas com síndrome de Down e outras deficiências. O evento também será um espaço para reivindicar mudanças que promovam a inclusão social.

A delegação da Vitória Down será formada pelo autodefensor e diretor institucional da Associação, Renato Sophia, a presidente Lisley Sophia, a diretora Daniela Rosa e o embaixador Marcel Carone. “Todos nós temos o direito de receber apoio, ter escolhas, autonomia e respeito. O dia 21 de março é uma data para reforçar a importância da inclusão das pessoas com síndrome de Down na sociedade”, destaca Renato.

Atuação Multiprofissional com Foco na Autonomia

A Vitória Down se destaca pelo trabalho que integra saúde, esporte, assistência social, cultura, pesquisa acadêmica e luta social. A associação oferece atendimento multidisciplinar a centenas de pessoas e suas famílias, sempre com foco na autonomia e inclusão.

Na área da saúde, o Incluir+ Espaço Multissensorial oferece atendimento em diversas especialidades médicas e terapêuticas. A sala multissensorial, por exemplo, utiliza luzes, aromas, texturas, cores e sons para estimular os sentidos e promover o desenvolvimento dos atendidos.

Na cultura, a associação promove oficinas de fotografia, teatro e musicalização, que têm resultados incríveis na autonomia e inclusão social. As apresentações teatrais em grandes palcos e exposições fotográficas em locais de grande circulação, como shoppings da Grande Vitória, são exemplos do sucesso dessas iniciativas.

“Vivemos em uma sociedade que ainda enfrenta desafios em relação à inclusão e ao respeito à diversidade. Por isso, é fundamental continuarmos unidos, compartilhando experiências e oferecendo suporte mútuo. Cada um de nós tem um papel importante na luta pela inclusão e garantia de direitos”, ressalta Lisley Sophia, presidente da associação e mãe de um jovem com síndrome de Down.

Ocupação de Espaços

A Vitória Down também se destaca por projetos inovadores, que ganharam projeção nacional e buscam garantir que pessoas com T21 ocupem espaços antes inimagináveis na sociedade. Idealizados pelo embaixador Marcel Carone, os projetos Brigada 21, Pelotão 21 e Patrulha 21 já foram notícia em todo o Brasil.

No Brigada 21, os participantes aprenderam noções de combate a incêndios, primeiros socorros e vivenciaram o dia a dia do Corpo de Bombeiros. Já no Pelotão 21, jovens e adultos conheceram as atividades do 38º Batalhão de Infantaria do Exército, incluindo um curso de camuflagem na mata e noções de sobrevivência. Por fim, no Patrulha 21, os participantes visitaram a Guarda Municipal de Vitória, aprenderam sobre leis de trânsito na prática e vivenciaram o trabalho de guarda-vidas.

“Ser embaixador da Vitória Down, promovendo a inclusão no Espírito Santo e em todo o Brasil, transformou profundamente minha vida. Essa jornada me ensinou a enxergar e me relacionar com as pessoas com deficiência com uma perspectiva completamente nova. É uma experiência tão marcante e enriquecedora que desejo, de coração, que todos possam vivenciar”, afirma Marcel Carone.

Notícias Recentes