
Vitória vista de cima
A capital capixaba, Vitória, segue se destacando no cenário nacional e internacional como um importante hub de inovação e empreendedorismo. Pela primeira vez, a cidade entrou para o “top 10” das cidades latino-americanas com maior número de startups financiadas por venture capital, conforme estudo da Association for Private Capital Investment in Latin America (LAVCA). Desde 2022, 12 startups sediadas em Vitória receberam esse tipo de investimento, consolidando o município como referência no setor.
Foco na inovação e desburocratização
O prefeito Lorenzo Pazolini atribui o resultado ao trabalho integrado entre o setor produtivo, o ecossistema de inovação e a administração pública.
“Recebemos com muita alegria e entusiasmo mais esse resultado importante. Vitória pela primeira vez entre as 10 cidades no ranking dos principais hubs emergentes de tecnologia da América Latina”, destacou o prefeito.
Pazolini ressaltou que a desburocratização e simplificação dos processos de licenciamento ambiental e de obras foram fundamentais para criar um ambiente favorável ao empreendedorismo.
Capacitações e novas oportunidades
Além dos avanços em inovação, Vitória tem promovido capacitações para empreendedores, com o objetivo de melhorar os serviços, gerar novas oportunidades e impulsionar a inserção no mercado.
Vitória como cidade acolhedora para empreendedores
“Vitória é hoje a cidade que acolhe o empreendedor, que cuida do empreendedor e fortalece todo esse ecossistema de inovação”, afirmou Pazolini.
O avanço de Vitória no setor de tecnologia demonstra que a cidade está no caminho certo para consolidar sua posição como referência no desenvolvimento de startups e negócios inovadores na América Latina.