Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Vitória fica no top 3 do ranking das cidades mais competitivas do país

Vitória alcançou o terceiro lugar no ranking de competitividade dos municípios de 2024, avançando cinco posições em relação ao oitavo lugar do ano anterior. Florianópolis (SC) continua liderando o ranking, seguida por São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e Barueri (SP), que completam as cinco primeiras posições. No ano anterior, Florianópolis havia conquistado pela primeira vez o primeiro lugar.

A quinta edição do ranking, organizada pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em colaboração com a Gove e a Seall, será apresentada nesta quarta-feira (21) em Brasília. O ranking avalia cidades com mais de 80 mil habitantes e abrange 404 municípios, que representam 60% da população brasileira.

Em 2023, as cinco cidades mais bem classificadas foram Florianópolis (SC), São Paulo (SP), Barueri (SP), Porto Alegre (RS) e São Caetano do Sul (SP).

Comparando as edições de 2023 e 2024, a cidade que mais avançou foi Rio das Ostras (RJ), subindo da 375ª para a 217ª posição. Varginha (MG) foi a que mais caiu, descendo da 59ª para a 228ª posição. As últimas posições foram ocupadas por Cametá (PA), Belford Roxo (RJ), Itaituba (PA), Breves (PA) e Moju (PA).

O ranking classifica os municípios com base em 65 indicadores distribuídos em 13 pilares e três áreas temáticas: instituições, sociedade e economia. Barros destaca que uma cidade competitiva oferece melhor qualidade de vida e bem-estar social à sua população. Os indicadores são atualizados anualmente e refletem o panorama das políticas públicas.

O estudo do CLP também evidencia as desigualdades regionais no Brasil. Apenas cidades das regiões Sul e Sudeste aparecem entre as mais competitivas, com Recife sendo a melhor classificada do Nordeste, na 53ª posição.

Das 100 cidades mais bem colocadas, 96 estão no Sul e Sudeste. Além de Recife, apenas Palmas (TO), Campo Grande (MS) e Fortaleza (CE) estão na lista, ocupando, respectivamente, a 65ª, 86ª e 96ª posições.

Desde o início do levantamento, Macaé teve o maior avanço no ranking, subindo 205 posições entre 2020 e 2024, atingindo a 59ª posição. São Sebastião, no litoral de São Paulo, também se destacou, avançando 122 posições e alcançando o décimo lugar.

 

Notícias Recentes