Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Vitória integra inovação e cuidado nas ações de limpeza urbana

O cuidado com a cidade e com quem trabalha nela é prioridade para os profissionais da limpeza pública de Vitória. Com um olhar estratégico voltado para a valorização desses trabalhadores, a Central de Serviços da Prefeitura tem adotado práticas modernas e sustentáveis para tornar o trabalho mais seguro e eficiente.

A expansão da Coleta Seletiva é um dos destaques desse processo. Além de contribuir com o meio ambiente, a iniciativa reflete diretamente na proteção dos trabalhadores da limpeza urbana. Um exemplo é a Coleta Seletiva de Vidro, pioneira no estado e implantada em janeiro de 2024, que se tornou referência ao estimular o descarte correto por meio de ações como a “Quinta do Vidro”.

A separação adequada do vidro reduz significativamente o risco de acidentes com cortes e ferimentos, que eram comuns quando o material era misturado ao lixo comum. “São iniciativas sustentáveis que tornam o trabalho muito mais seguro. A conscientização da população tem feito a diferença”, afirmou o secretário de Serviços, Leonardo “Formigão” Amorim.

Para ampliar o alcance da ação, a cidade também está implantando Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) exclusivos para vidro, posicionados em locais estratégicos para facilitar o descarte correto e reforçar a conscientização.

Modernização e capacitação

A Central de Serviços também tem investido em infraestrutura, qualificação profissional e equipamentos modernos. Caminhões atualizados, equipamentos de proteção individual (EPIs) de qualidade e rotas otimizadas são algumas das melhorias implementadas para garantir condições de trabalho mais seguras e eficientes.

“Nosso objetivo é assegurar a segurança dos trabalhadores, valorizar o servidor e oferecer um serviço de excelência à população. Cada ação é baseada em práticas sustentáveis e no respeito à vida”, destacou o prefeito Lorenzo Pazolini.

Impacto social e econômico

Desde o início da coleta de vidro, mais de 300 toneladas do material já foram recolhidas. Todo o volume reciclável da coleta seletiva é destinado às Associações de Catadores, gerando renda para dezenas de famílias e impulsionando a economia circular no município.

“É uma rede do bem, que começa com o morador separando o resíduo e termina com benefícios concretos para o meio ambiente e para quem depende desse trabalho”, completou Leonardo Amorim.

Contato

Para informações sobre a Coleta Seletiva e outros serviços de limpeza urbana, os moradores podem entrar em contato com o número 156 do Fala Vitória.

Notícias Recentes