A Prefeitura de Vitória iniciou a emissão da Carteira Digital de Identificação da Pessoa com Fibromialgia, visando facilitar o acesso dessa população a serviços públicos e privados, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social. O documento, que é gratuito, pode ser solicitado e emitido integralmente online, através do site carteirinhaapp.vitoria.es.gov.br ou pelo aplicativo Vitória Online.
A secretária de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Flávia Alves Simões, destacou a importância da iniciativa. “Esse momento é muito especial para todos nós, porque não estamos falando apenas de um documento de identificação. Estamos falando de avançar no acesso aos direitos, à inclusão e à cidadania, que é uma marca desta gestão, voltada para o cuidado com as pessoas. Esses avanços comprovam que as pessoas, todas as pessoas, são prioridade na nossa gestão”, afirmou.
A solicitação pode ser feita pelo próprio interessado ou por um representante legal. É necessário ter um cadastro (login e senha) no site da Prefeitura de Vitória (PMV) ou no Gov.br. O processo é o mesmo utilizado para a emissão de carteirinhas de identificação para pessoas com autismo, Síndrome de Down e deficiências intelectuais.
Passo a Passo para Solicitação:
- Acesse o site ou aplicativo: Vá até carteirinhaapp.vitoria.es.gov.br ou use o aplicativo Vitória Online.
- Clique em “Carteirinhas”: Esta opção está na primeira página.
- Selecione “Registro Digital do Cidadão”: Escolha a opção correspondente no menu.
- Escolha “Registro de Pessoa com Fibromialgia”: Clique em “Quero Solicitar”.
- Preencha os dados: Insira as informações solicitadas e anexe os documentos necessários.
- Envie a solicitação: Submeta o pedido para avaliação.
O pedido será avaliado e, se aprovado, a carteirinha digital estará disponível no aplicativo. A pessoa pode optar por imprimir e plastificar a carteirinha. A veracidade do documento é garantida por um QR Code exclusivo para o paciente.