Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Vitória registra queda de 86% nos homicídios em outubro

Balanço Semanl na Guarda Municipal

Vitória comemora uma expressiva redução de 86% nos homicídios registrados em outubro de 2024, comparado com o mesmo período do ano passado. Neste ano, foram apenas dois registros, enquanto no mesmo período do ano passado, foram contabilizados 14.

Ao longo de 2024, a taxa de homicídios também caiu significativamente, registrando uma queda de 26% em comparação ao total de 2023. No ano passado, foram 69, enquanto em 2024, o número é de 51.

A redução tem sido sustentada pela ampliação e modernização da infraestrutura de segurança da cidade, incluindo uma extensa rede de monitoramento coordenada pela Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom) da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV), que opera com 1.112 câmeras espalhadas por Vitória.

A tecnologia tem sido uma aliada fundamental. A Guarda de Vitória conta com um avançado videowall, composto por 24 telas que exibem imagens em tempo real das câmeras distribuídas pela cidade e permitindo uma supervisão contínua e detalhada das áreas monitoradas.

Esses recursos possibilitam que as equipes de patrulhamento atuem de maneira ágil e precisa, reforçando a presença da Guarda nos pontos mais críticos e garantindo uma resposta rápida em variadas situações.

Outro fator essencial para a redução da taxa de homicídios foi a criação da Gerência de Inteligência, em 2021, que proporciona uma maior precisão nas operações e patrulhamento.

“O trabalho de inteligência é indispensável para a constante melhoria das ações na segurança pública, tornando as práticas mais eficazes. É a gerência responsável por manter a troca de informações com outras forças de segurança, mantendo a Guarda de Vitória e demais instituições alinhadas nas ações de repressão e prevenção”, diz Amarílio Boni, secretário de segurança urbana de Vitória.

Comunidade

Paralelamente às ações de repressão, Vitória tem investido na qualidade de vida dos seus cidadãos como uma estratégia preventiva contra a criminalidade. A administração municipal tem promovido melhorias na infraestrutura urbana, incluindo melhor iluminação pública, revitalização de parques e praças, e instalação de equipamentos de lazer. Estas melhorias têm incentivado a ocupação dos espaços públicos pela população, aumentando a segurança e o bem-estar social.

A cidade também se destacou por seus programas de educação integral e por iniciativas que promovem o desenvolvimento humano e o fortalecimento dos laços comunitários.

“Nosso objetivo é não apenas combater o crime, mas também criar um ambiente onde ele não prospere. Investimos em educação e infraestrutura para dar às pessoas melhores oportunidades e uma qualidade de vida que desestimule a criminalidade,” ressaltou Amarílio Boni.

Investimentos

Os recentes investimentos incluem a ampliação da frota de viaturas, a aquisição de novos equipamentos e a modernização das bases da Guarda Municipal. A instituição deve receber, ainda este ano, mais 100 guardas por meio de concurso público, depois de 14 anos sem o ingresso de novos guardas.

Além disso, a implementação de projetos inovadores, como o SOS Comércio e o Botão do Pânico Escolar, têm proporcionado novas formas de proteção para comerciantes e estudantes, ligando-os diretamente à Guarda em situações de emergência.

Notícias Recentes