Uma pesquisa realizada pelo Procon de Cariacica constatou variação de preço de até 100% em itens de material escolar em papelarias da cidade. A pesquisa foi realizada nesta sexta-feira (5) e foram analisados os valores de diferentes mercadorias, como o lápis de cor, borracha, apontador, cola branca, caderno 10 matérias, entre outros itens.. A maior diferença entre preços ficou por conta do lápis preto, com variação de 100%. Já a menor diferença ficou com a caneta esferográfica, com 13,33%.
“É necessário que os pais ou responsáveis façam uma lista dos itens necessários e procure quais estabelecimentos apresentam, além de um bom preço, facilidades na hora da compra, promoções e opções de formas de pagamento”, disse o coordenador do Procon de Cariacica, Elberson de Lima Cabral.
A pesquisa visa esclarecer o público, oferecendo uma referência ao consumidor por meio dos preços médios obtidos dentro da amostra pesquisada. Fizeram parte da comparação os itens comercializados em, no mínimo, três dos estabelecimentos visitados. O Procon de Cariacica recomenda que a nota fiscal deve ser exigida, pois ela é essencial para a troca, garantia e eventual reclamação.
Reclamações
Os consumidores podem registrar suas reclamações pelo site procon.cariacica.es.gov.br, ou pelos telefones (27) 3354-5504, 3354-5512, 3354-5513.
Também é possível ser atendido pessoalmente na sede do Procon, localizada na Avenida Alice Coutinho Santos, nº 109, em Vera Cruz, no novo Centro Administrativo de Cariacica, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas. É necessário que o consumidor apresente RG, CPF, nota fiscal e outros documentos que possam comprovar a reclamação.