Nos dias 24 a 27 de junho, musicoterapeutas e estudantes de musicoterapia de todo país vão se reunir no município da Serra para participar do Curso Nacional de Musicoterapia. O encontro presencial será realizado em parceria com o Hospital Jayme Santos Neves.
O curso será ministrado pelas professoras musicoterapeutas Dra. Lourdes Vigatto, de São Paulo, e Karina Ferrari, de Buenos Aires, Argentina, que possui uma metodologia específica de atendimento em ambiente hospitalar. A formação iniciou no dia 29 de junho com aulas online. O encontro é coordenado pela musicoterapeuta capixaba Luciana Lopes.
No hospital, os musicoterapeutas serão divididos em 14 grupos. No primeiro dia, os profissionais vão visitar os locais de atendimento, realizar a entrevista e anamnese com os pacientes e estudar o repertório que será aplicado. No segundo dia, eles terão aulas e poderão realizar os atendimentos que terão continuidade no terceiro dia. A previsão é que mais de 480 pacientes sejam beneficiados.
Segundo a coordenadora do curso, Luciana Lopes, o objetivo do encontro é proporcionar aos profissionais uma capacitação em ambiente hospitalar. “Nos últimos anos, temos visto a formação de muitos profissionais que encontram dificuldades de encontrar uma capacitação adequada e correta de como atuar dentro de um hospital. Atuar nesse ambiente requer uma série de cuidados e o conhecimento específico para aplicar a técnica da forma mais adequada possível”, disse Luciana.
Musicoterapia é uma prática clínica centrada na música no contexto de tratamento, reabilitação ou prevenção de saúde e bem-estar. O musicoterapeuta atende a necessidades emocionais, físicas, mentais, comunicativas e sociais para trabalhar o desenvolvimento de capacidades e funções inerentes à musicalidade, em qualquer etapa do ciclo de vida. A musicoterapia segue protocolos com base em evidências científicas.
O evento tem o apoio da Associação Evangélica Beneficente Espírito-Santense (Aebes) e da Associação Vitória Down.