O programa CNH Social 2025, promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), encerrou nesta segunda-feira (21) a primeira fase de inscrições com um total de 82.642 candidatos cadastrados. Este é o segundo maior número de inscritos desde a criação da iniciativa, que tem como objetivo oferecer gratuitamente o processo de obtenção, adição ou mudança de categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para pessoas de baixa renda.
De acordo com o diretor-geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, o resultado expressivo reafirma o sucesso e a credibilidade do programa, que ao longo dos anos tem transformado vidas e ampliado oportunidades de emprego e renda no Estado. “O CNH Social já está consolidado no Espírito Santo e serve de exemplo para todo o Brasil. Temos recebido diversas visitas de Detrans de outros estados interessados em conhecer nosso modelo. Isso mostra a credibilidade do programa e o impacto positivo que ele gera na vida das famílias capixabas”, destacou Vieira.
Facilidade no acesso e inclusão digital ampliam participação
Um dos fatores que contribuem para o sucesso da iniciativa é a facilidade no processo de inscrição, realizado 100% de forma on-line, sem a necessidade de deslocamento dos candidatos. O sistema utiliza as informações do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), garantindo praticidade e segurança na seleção dos beneficiários.
O diretor-geral do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), Marcelo Cornélio, ressaltou a importância da tecnologia no alcance de um público mais amplo. “O CNH Social é um dos programas de maior impacto social no Espírito Santo, e a participação do Prodest tem sido fundamental para viabilizar as inscrições. A tecnologia é peça-chave para ampliar as oportunidades de geração de emprego e renda”, afirmou.
Perfil dos candidatos inscritos
Entre os mais de 82 mil inscritos, 88% manifestaram interesse na obtenção da primeira habilitação, enquanto 6,5% optaram pela mudança de categoria e 5,5% pela adição de categoria. A maioria dos inscritos é do sexo feminino, representando 76% do total, enquanto os homens correspondem a 34%.
Em relação à faixa etária, 30% dos inscritos têm entre 30 e 39 anos e 27% estão na faixa dos 18 aos 24 anos, público-alvo estratégico para inserção no mercado de trabalho.
Na Grande Vitória, a cidade da Serra lidera o número de inscrições, com 11.562 participantes, seguida por Cariacica (9.958) e Vila Velha (7.254). No interior, São Mateus se destaca com 5.001 inscritos, seguido por Cachoeiro de Itapemirim (2.983) e Aracruz (2.432).
Critérios de seleção
A seleção dos candidatos será feita eletronicamente, sem interferência humana, seguindo critérios previamente estabelecidos pelo programa, como menor renda per capita, maior número de integrantes no grupo familiar, nível de escolaridade, beneficiários do Bolsa Família e ordem cronológica de inscrição.
As vagas estão distribuídas da seguinte forma:
40% para a primeira habilitação (categorias A ou B);
20% para adição de categoria A ou B;
40% para mudança de categoria D ou E.
O programa também reserva 5% das vagas para pessoas com deficiência (PCDs), garantindo a inclusão e a igualdade de oportunidades.
Resultado e próxima etapa
A lista dos selecionados para matrícula será divulgada no site do Detran|ES (www.detran.es.gov.br) no dia 06 de maio de 2025, a partir das 12h. Os candidatos que não respeitarem os prazos para matrícula serão desclassificados, e as vagas remanescentes serão destinadas a candidatos classificados na chamada única de suplentes, que será publicada no dia 07 de julho de 2025, também no site do Detran|ES.
Sobre o programa
Criado com o objetivo de promover a capacitação profissional e ampliar as oportunidades de trabalho para a população de baixa renda, o CNH Social oferece gratuitamente todo o processo de habilitação, incluindo exames médicos, aulas teóricas e práticas, taxas e emissão da carteira.
Com a iniciativa, o Governo do Estado busca fortalecer a empregabilidade de jovens e adultos, especialmente aqueles que necessitam da CNH para exercer funções profissionais, como motoristas de caminhão, ônibus, motociclistas de delivery, entre outros.