
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou, nesta sexta-feira (2), os alertas de chuvas e tempestades para o Espírito Santo. Ao todo, dois avisos estão em vigor: um de perigo, na cor laranja, que atinge 55 municípios do Centro-Sul do estado, e outro de perigo potencial, na cor amarela, válido para todos os 78 municípios capixabas.
Os alertas seguem válidos até as 23h59 desta sexta-feira e indicam a possibilidade de ocorrência de tempestades acompanhadas de ventos fortes e queda de granizo.
O aviso laranja, que representa maior grau de severidade, aponta para volumes de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou acumulados de 50 a 100 milímetros ao longo do dia. Os ventos podem variar entre 60 e 100 quilômetros por hora. Segundo o Inmet, há risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica, danos em lavouras, queda de árvores e ocorrência de alagamentos. Esse alerta é válido da 0h às 23h59 desta sexta-feira (2).
O aviso atinge os seguintes municípios: Afonso Cláudio, Alegre, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivacqua, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Fundão, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, Iúna, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Laranja da Terra, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Pancas, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São José do Calçado, São Roque do Canaã, Serra, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.
Além disso, o Inmet emitiu um segundo alerta, na cor amarela, que indica perigo potencial para chuvas intensas em todo o território capixaba. Nesse caso, a previsão é de volumes entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, com ventos que podem chegar a 40 ou 60 quilômetros por hora.
De acordo com o instituto, há baixo risco de falta de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos pontuais e descargas elétricas. Esse aviso também permanece válido ao longo de toda a sexta-feira (2).

