Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Procon Vitória realiza operação para punir empresas que descumprem velocidade contratada de internet

De acordo com o Relatório Conexão 2025, o Espírito Santo ocupa a 9ª posição entre os estados com pior qualidade de internet no Brasil. Diante desse cenário, o Procon Vitória deu início, nesta terça-feira (25), à Operação Velocidade Máxima, com o objetivo de verificar se as prestadoras de serviços de internet móvel e banda larga fixa estão cumprindo o que foi acordado nos contratos com os consumidores.

A ação fiscaliza se as empresas estão disponibilizando aos clientes gráficos que mostrem a média diária da velocidade de envio e recebimento de dados, conforme estabelece a Lei Estadual nº 11.201, de 23 de outubro de 2020.

Durante a operação, as equipes do Procon estão emitindo notificações recomendatórias às operadoras, exigindo que elas incluam essas informações nas faturas mensais, sem a necessidade de solicitação por parte do consumidor. Atualmente, 12 empresas atuam no fornecimento desses serviços em Vitória.

Segundo Breno Panetto, gerente do Procon Vitória, é importante que o consumidor fique atento à qualidade do serviço prestado: “Se perceber que a velocidade da internet não corresponde ao que foi contratado ou houver quedas constantes, o ideal é procurar o Procon Vitória e registrar a reclamação.”

Logo no início da fiscalização, duas grandes operadoras foram multadas por descumprirem a legislação. A Operação Velocidade Máxima seguirá nas próximas semanas até que todos os estabelecimentos sejam inspecionados.

As reclamações podem ser registradas no site do Procon Vitória ou pelo aplicativo oficial do órgão.

Notícias Recentes