De acordo com o Relatório Conexão 2025, o Espírito Santo ocupa a 9ª posição entre os estados com pior qualidade de internet no Brasil. Diante desse cenário, o Procon Vitória deu início, nesta terça-feira (25), à Operação Velocidade Máxima, com o objetivo de verificar se as prestadoras de serviços de internet móvel e banda larga fixa estão cumprindo o que foi acordado nos contratos com os consumidores.
A ação fiscaliza se as empresas estão disponibilizando aos clientes gráficos que mostrem a média diária da velocidade de envio e recebimento de dados, conforme estabelece a Lei Estadual nº 11.201, de 23 de outubro de 2020.
Durante a operação, as equipes do Procon estão emitindo notificações recomendatórias às operadoras, exigindo que elas incluam essas informações nas faturas mensais, sem a necessidade de solicitação por parte do consumidor. Atualmente, 12 empresas atuam no fornecimento desses serviços em Vitória.
Segundo Breno Panetto, gerente do Procon Vitória, é importante que o consumidor fique atento à qualidade do serviço prestado: “Se perceber que a velocidade da internet não corresponde ao que foi contratado ou houver quedas constantes, o ideal é procurar o Procon Vitória e registrar a reclamação.”
Logo no início da fiscalização, duas grandes operadoras foram multadas por descumprirem a legislação. A Operação Velocidade Máxima seguirá nas próximas semanas até que todos os estabelecimentos sejam inspecionados.
As reclamações podem ser registradas no site do Procon Vitória ou pelo aplicativo oficial do órgão.