Compartilhe

Reforma tributária pode reduzir impostos para 212 mil pequenas empresas no ES

A reforma tributária pode mudar a rotina de cerca de 212 mil pequenas e médias empresas do Espírito Santo a partir de 2027. Com a adoção do regime híbrido, negócios que vendem para outras empresas poderão utilizar créditos tributários para reduzir o valor dos impostos pagos e ganhar competitividade.

Para ter acesso às novas regras, os negócios precisam aderir ao Simples Nacional até o dia 15 de outubro e, depois, optar pelo regime híbrido até 30 de outubro.

O modelo, que começa a valer em janeiro de 2027, mantém a sistemática atual do Simples e acrescenta a apuração do IBS e da CBS. A principal mudança está na possibilidade de geração e utilização de créditos tributários nas operações entre empresas, o que pode reduzir o valor dos impostos pagos e aumentar a competitividade dos pequenos negócios que fornecem para outras empresas.

A dinâmica de créditos não se aplica da mesma forma às vendas feitas diretamente ao consumidor final. Por isso, a recomendação é que cada empresa faça simulações e avalie a mudança com um profissional de contabilidade antes de optar pelo novo sistema.

As empresas que aderirem ao regime híbrido poderão cancelar a opção entre 3 de novembro e 20 de dezembro. A partir de 2027, também haverá possibilidade de mudança de regime a cada seis meses, nos meses de março e setembro.

As alíquotas do IBS e da CBS devem ser divulgadas oficialmente em novembro, antes do fim do prazo para cancelamento da opção pelo modelo híbrido.

Notícias Recentes