A vacinação contra a gripe em Vila Velha ocorrerá sem necessidade de agendamento neste fim de semana, em estande montado pela Secretaria Municipal de Saúde no Parque da Prainha. A aplicação da vacina será feita na sexta-feira (23), das 17h às 21h, e no sábado (24) e domingo (25), das 14h às 20h. A iniciativa integra a programação das comemorações pelos 490 anos de Vila Velha, que incluem diversos shows no local.
No sábado (24), a vacinação também estará disponível, sem agendamento, no Shopping Boulevard, em Itaparica, das 11h às 18h. A Prefeitura de Vila Velha ampliou a campanha para todas as pessoas a partir de 6 meses de idade. Para receber a imunização, basta apresentar um documento oficial com foto.
No Shopping Boulevard, além da vacina contra a influenza, serão aplicadas doses contra a covid-19 — para crianças menores de 5 anos, idosos, gestantes e demais grupos prioritários —, além das vacinas de rotina para todas as idades, com exceção da BCG. No Parque da Prainha, o atendimento será exclusivo para vacinação contra a gripe.
A secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa, destacou a importância da adesão da população à campanha. “A doença pode causar complicações graves, especialmente entre as pessoas mais vulneráveis. Ao se vacinar, o cidadão contribui para a própria proteção e também para a de todos ao seu redor”, afirmou.
A vacinação nas unidades de saúde continua sendo feita prioritariamente mediante agendamento. A agenda para o período de 26 a 30 de maio será aberta nesta sexta-feira (23), às 15h, no site oficial da Prefeitura de Vila Velha. Estão previstas cerca de 10 mil vagas.
A Secretaria Municipal de Saúde informou ainda que a aplicação da vacina contra a covid-19 segue temporariamente limitada devido ao desabastecimento, com previsão de retomada na próxima semana, conforme disponibilidade de novos lotes.
De acordo com a pasta, fazem parte do público-alvo prioritário da vacinação contra a gripe: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos a partir de 60 anos, gestantes e, de forma ampliada, toda a população ainda não vacinada.