O Governo do Estado e a Prefeitura de Vila Velha formalizaram, nesta quarta-feira (26), a ordem de serviço para o início das obras do Expresso GV, o novo corredor exclusivo de ônibus que irá requalificar toda a Avenida Carlos Lindenberg e ampliar a integração entre Vila Velha e Cariacica. O empreendimento é considerado o maior investimento em transporte público já realizado na Grande Vitória.
A intervenção prevê a implantação de um corredor dedicado para ônibus, com pista de concreto, além da requalificação das demais faixas, que receberão novo asfalto. Toda a extensão da via será revitalizada, incluindo calçadas em ambos os lados, nova iluminação, drenagem e melhorias urbanas. Ao todo, o investimento é estimado em R$ 8 milhões.
Segundo o governador Renato Casagrande, o Expresso GV representa um avanço significativo na mobilidade regional. Ele destacou que o projeto deve reduzir em cerca de 50% o tempo de deslocamento entre os terminais de Jardim América, em Cariacica, e os terminais de Vila Velha, como o de Itaparica (Ibes) e o de São Torquato. “É uma obra que prioriza o pedestre, o ciclista, o usuário do transporte público e também o trânsito”, disse o governador.
O corredor terá 6,5 quilômetros de extensão e contará com dois novos viadutos, ciclovia, viaduto cicloviário e 12 estações distribuídas em seis pontos de parada, cada uma com duas plataformas, uma para cada sentido. Todas serão fechadas, cobertas e iluminadas, oferecendo mais conforto e segurança aos passageiros.
Durante o evento, o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, ressaltou que se trata de uma obra estruturante, capaz de transformar a dinâmica da mobilidade entre os dois municípios. Ele destacou que a intervenção inclui 7 km de ciclovia contínua, facilitando os deslocamentos de ciclistas com mais segurança. “É uma obra importante para Vila Velha e para Cariacica. Estamos falando do início de uma obra no valor de R$ 318 milhões. E isso vai melhorar a vida de quem utiliza o transporte público”.
