Na noite desta quarta-feira (21), a tradicional Sessão Solene da Câmara Municipal de Vila Velha reuniu cerca de 800 pessoas no auditório da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (EAMES). O evento deu início às comemorações pelos 490 anos da cidade e ao Dia da Colonização do Solo Espírito-Santense.
Durante a solenidade, o prefeito Arnaldinho Borgo destacou as principais transformações promovidas pela atual gestão, que, segundo ele, resultaram em mais qualidade de vida para a população e em uma administração reconhecida por prêmios e indicadores de excelência. O prefeito também anunciou a formalização de um convênio, em Brasília, para a criação da “Casa Araceli” — um espaço de atendimento e acolhimento para vítimas de violência.
“Esse convênio vai garantir uma estrutura digna para oferecer suporte integral às vítimas, uma política pública fundamental para o Espírito Santo”, disse Arnaldinho.
A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Osvaldo Maturano, que destacou o papel do Legislativo na parceria com o Executivo municipal. Estiveram presentes diversas autoridades, como o vice-prefeito Cael Linhalis, secretários municipais e representantes do Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Poder Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas, Forças Armadas e sociedade civil.
Reconhecimento e homenagens
Arnaldinho Borgo foi agraciado com a Medalha de Honra ao Mérito da Área de Política, concedida pela vereadora Carol Caldeira, em reconhecimento à sua liderança e articulação política. No discurso, o prefeito ressaltou as conquistas de sua administração, como a liderança nacional em transparência pública, a geração de empregos e a desburocratização para abertura de empresas.
“Vila Velha deixou para trás anos de abandono e agora é referência em gestão pública, empreendedorismo e desenvolvimento econômico. A nossa maior conquista foi devolver a autoestima ao povo vilavelhense”, afirmou.
O prefeito também destacou a importância das parcerias institucionais, especialmente com o Governo do Estado, a Câmara e setores da sociedade civil, ressaltando que o trabalho coletivo foi essencial para as mudanças na cidade.
Mais de 100 homenagens
Durante a sessão, foram homenageadas 113 personalidades. Destas, 91 receberam o título de “Cidadão Vilavelhense” e 22 foram condecoradas com “Medalhas de Honra ao Mérito”, em reconhecimento à sua contribuição para o município.
O presidente da Câmara, Osvaldo Maturano, elogiou a condução da administração municipal: “Arnaldinho Borgo é o melhor prefeito da história da nossa cidade. A Câmara tem atuado de forma alinhada à gestão, aprovando projetos importantes e garantindo a estabilidade política necessária para essa transformação”.
Comenda Vasco Fernandes Coutinho
A principal honraria da noite, a Comenda Vasco Fernandes Coutinho, foi entregue ao procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Espírito Santo, Francisco Berdeal. Em sua fala, ele anunciou a criação da “Casa Araceli”, iniciativa que prestará apoio às vítimas de violência no estado, viabilizada com recursos do Ministério da Justiça.
As festividades em Vila Velha seguem até o próximo fim de semana, com uma programação especial que celebra a história e a cultura da cidade, a mais antiga do Espírito Santo.