Fashion Flash

Valentino Resort 2025: a estreia de Alessandro Michele na Valentino que dividiu opiniões no mundo fashion.

Recém vindo da direção da Gucci, o rei do maximalismo Alessandro Michele faz sua estreia no cargo criativo da Valentino, com uma coleção surpresa de Resort 2025. Os 171 looks revelados na semana passada surpreenderam e causaram polarização entre os amantes da moda.

Valentino Resort 2025 via Vogue Runway

 

A expectativa era alta para o trabalho de Alessandro Michele como chefe criativo da Valentino. Desde o anúncio de sua entrada para o time da Valentino, em março de 2024, sua estreia como diretor criativo da marca vem sendo uma das mais aguardadas entre os fashionistas e, de surpresa, finalmente veio. Na segunda passada (17), foi revelada sua primeira coleção Resort para a maison romana e, como a maioria dos trabalhos do estilista, polemizou no nicho fashion da internet.

A especulação de como o estilista traduziria a essência da marca com sua própria alma maximalista e vintage vinha sendo um grande tópico entre os antenados na moda, especialmente pela grande aposta que isso representaria. Além de Michele ter construído um grande legado de coleções icônicas com seu trabalho na Gucci, teve a tarefa de seguir um trabalho muito amado pelos fashionistas com a Valentino, o de Pierpaolo, que repaginou a marca de forma clássica e moderna, “repopularizando” o rosa choque nas passarelas.

Valentino Resort 2025 via Vogue Runway

 

Quando finalmente revelada, a coleção “Avant les Débuts” se tornou a manchete de toda publicação de moda, e não foi à toa: ainda mantendo sua essência boêmia e cheia de personalidade, Alessandro Michele conseguiu unir suas assinaturas como criativo e os ícones da Valentino com sintonia e originalidade. Rico em estampas, texturas e acessórios,os looks trouxeram uma nova pegada à maison italiana, a de explorar seu acervo histórico e resgatar os trabalhos de Valentino Garavani.

Valentino Resort 2025  e Valentino by Garavani (1968)

 

A intenção do estilista com essa nova coleção e cara da Valentino era resgatar a opulência e harmonia romana da marca, exibidas principalmente nas coleções da década de 70. Para trazer um ar mais atual e único à essa “reforma”, Michele traz a androginia como trunfo: elementos delicados como rendas, laços e brilho aos looks masculinos e uma silhueta mais rígida aos femininos, flexibiliza a “moda por gênero”, modernizando a pegada vintage. 

Apesar de referências à própria Valentino, muitos internautas e especialistas da moda ainda torceram o nariz para essa estreia. A similaridade de seu trabalho na Gucci com o apresentado nesta segunda foi algo muito apontado, principalmente pela forte influência dos anos 70 em ambos os trabalhos. Além disso, a mudança radical da aparência decepcionou muitos fãs da marca e do ex-diretor Pierpaolo, que trazia uma essência mais clean e monocromática à Valentino, levando muitos a sugerir que Alessandro funde a sua própria marca e não “contamine” maisons estabelecidas com sua personalidade forte.


Valentino Resort 2025, por Alessandro Michele (2 & 4) 
Valentino Resort 2024 por Pierpaolo (1 & 3) via Vogue Runway

 

As críticas, muitas vezes são injustas e negam o trabalho de resgate e autoreferência que Alessandro Michele se propôs a fazer com a Valentino, negando a história e origem da marca e, principalmente, a essência maximalista do próprio Valentino Garavani, que, coincidentemente, dialoga com a de Michele.

“A opinião deste colunista não reflete, necessariamente, a opinião da RedeTV! Espírito Santo.”

Apaixonada por escrita e pela área da moda, Rebecca decidiu se despedir das praias de Vitória e se mudar para São Paulo a fim de estudar e se profissionalizar, em busca de atuar no Jornalismo de Moda, seu sonho desde a infância. Determinada e com olho voraz para as tendências, sempre gostou de se expressar através das roupas e acredita no empoderamento através dessa expressão, utilizando a escrita como aliada na missão de expor o poder do vestir. Seja na frenesi de São Paulo ou na serenidade de Vitória, Rebecca nunca abandona a autenticidade e o estilo próprio, apesar de ter uma mente aberta para novas tendências e truques, peças chave no jogo itinerante da Moda.

Colunas Recentes