Um incêndio atingiu uma lancha em alto-mar na manhã deste domingo (13), na Praia dos Adventistas, em Guarapari, no litoral Sul do Espírito Santo. Segundo informações do piloto da embarcação, 19 pessoas estavam a bordo no momento do incidente: 17 passageiros e duas pessoas da tripulação. Felizmente, todos foram resgatados sem ferimentos.
O resgate dos ocupantes foi realizado por uma banana boat, uma boia inflável em formato de banana que é rebocada por outra lancha. O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado, mas ao chegar ao local constatou que todos já haviam sido retirados da água, não sendo necessário atuar na operação de salvamento.
De acordo com o piloto Antônio Costa, o fogo se espalhou rapidamente pela embarcação. Ele e um ajudante ainda tentaram controlar as chamas com extintores que estavam a bordo, mas não obtiveram sucesso. Poucos minutos após o início do incêndio, a lancha afundou, já sem ninguém a bordo.
“A gente estava navegando normalmente e senti um cheiro de fumaça. Quando percebemos, o fogo já tinha começado na praça de máquinas. Foi muito rápido. Em questão de um a dois minutos, o fogo tomou conta da lancha. Usamos os extintores, mas não conseguimos conter”, relatou o piloto.
A embarcação estava a cerca de 200 metros da costa quando o incêndio começou. Como explicou Antônio Costa, os procedimentos de segurança estavam todos em dia. “A lancha estava em perfeito estado, nunca apresentou problemas. Trabalho com turismo náutico há mais de 10 anos, e com essa lancha já são cerca de dois anos. Estava tudo regularizado, com documentação, coletes e autorização da Marinha em dia”, afirmou.
A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 1º Distrito Naval, informou que a Capitania dos Portos do Espírito Santo instaurou um Inquérito Administrativo para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente.
A Prefeitura de Guarapari também acompanha o caso. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente foi acionada para avaliar possíveis impactos ambientais decorrentes do naufrágio da lancha.