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Navio abandonado há 10 anos no litoral do ES, alvo de denúncias por contrabando de armas, será finalmente retirado do mar

Após dez anos abandonado na Baía de Vitória, o navio Iron Trader, conhecido como “navio fantasma”, está prestes a deixar o Espírito Santo. A embarcação, que já foi alvo de investigações por suspeitas de contrabando de armas e munições, será levada ao complexo portuário de Itajaí, em Santa Catarina, após ser arrematada em leilão de sucatas.

O Iron Trader, de origem turca e bandeira panamenha, está atracado desde 2015 no berço 902 do Cais de Capuaba, em Vila Velha. Em agosto de 2020, foi penhorado pela empresa Sudeste Soluções Ambientais no valor de R$ 400 mil. A quantia foi usada para quitar encargos trabalhistas dos antigos tripulantes, conforme decisão da 7ª Vara do Trabalho de Vitória.

Viagem de remoção

A operação de retirada está marcada para esta quinta-feira (17). A previsão é de que a travessia até o litoral catarinense dure sete dias, com velocidade média de 8 km/h. Quatro rebocadores auxiliarão na manobra do navio até a saída do canal portuário capixaba.

Durante o trajeto, a embarcação estará vazia — sem passageiros, carga ou combustível — para evitar riscos. Um comandante acompanhará toda a movimentação, que será monitorada em tempo real.

“O Iron Trader seguirá com dois rebocadores: um puxando e outro na retaguarda, oferecendo apoio e monitoramento ao longo do percurso”, explicou Agostinho Sobral, coordenador de Serviço de Tráfego de Embarcações da Vports.

Histórico de suspeitas

O navio ganhou notoriedade por ter sido citado em investigações envolvendo suspeita de contrabando internacional de armamentos. Segundo registros judiciais, o Iron Trader permaneceu retido na Nigéria entre janeiro e novembro de 2014, por transportar, supostamente, munições destinadas ao Comando Geral do Exército de Montevidéu, no Uruguai.

Um tripulante chegou a relatar à Justiça do Trabalho que dois colegas foram presos durante a estadia do navio na cidade de Harcourt. Autoridades nigerianas teriam interceptado uma carga contendo 27 caixas de cartuchos. Falava-se, inicialmente, em 100 kg de explosivos e 800 kg de munições, mas, segundo depoimentos, havia apenas cartuchos no contêiner.

No Brasil, o Iron Trader foi inspecionado diversas vezes por órgãos como a Receita Federal e peritos da Polícia Federal. Nenhuma carga ilícita foi localizada durante as vistorias.

Destinação final

Agora, com o leilão concluído e os trâmites legais superados, a embarcação será desmanchada no porto de Itajaí. A operação põe fim a uma década de incertezas sobre o destino do navio e libera o espaço no Cais de Capuaba para novas operações portuárias.

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