Um policial militar de 36 anos foi preso em flagrante após matar a tiros Janilson Victor Gomes, de 35 anos, na noite desta quarta-feira (21), no bairro Cantagalo, em Anchieta, no Sul do Espírito Santo. O autor dos disparos foi identificado como cabo Vitor Braga de Oliveira, que estava de folga no momento do crime e alegou ter sido ameaçado.
Segundo o Boletim de Ocorrência da Polícia Militar, Vitor afirmou que estava saindo da casa do pai quando recebeu uma ligação do irmão, que jogava futebol em uma quadra próxima. O irmão teria relatado que Janilson chegou ao local e fez ameaças com uma arma de fogo.
Preocupado, o cabo foi até a quadra. No local, segundo ele, Janilson pulou na frente do seu carro e o ameaçou. Vitor relatou que, temendo pela sua segurança, efetuou quatro disparos contra o homem, que não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas a vítima já estava sem vida.
De acordo com a Polícia Militar, nenhuma arma foi encontrada com Janilson. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Vitória, onde passará por necropsia antes de ser liberado para a família.
O cabo Vitor Braga de Oliveira foi conduzido para a Delegacia Regional de Guarapari, autuado em flagrante por homicídio e, posteriormente, encaminhado ao presídio militar. Sua arma e munição foram apreendidas para perícia.
Segundo a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Janilson tinha passagens pelo sistema prisional, com registros por furto e roubo desde 2010. Ele havia sido solto em agosto de 2022.
Em nota, a Polícia Militar informou que acompanha o caso e que todas as providências legais estão sendo tomadas para garantir uma apuração rigorosa e imparcial da conduta do policial envolvido.