O auditório de um hotel em Vitória ficou lotado nesta quinta-feira (16) para a abertura do Congresso de Comunicação Política e Institucional (COMPOL), considerado o maior evento do gênero na América Latina. Pela primeira vez realizado no Espírito Santo, o encontro reúne mais de 300 palestrantes do Estado e de diversas regiões do Brasil.
O objetivo do COMPOL é promover o intercâmbio de experiências e capacitar profissionais da área de comunicação política, discutindo temas que vão desde narrativas e estratégias de imprensa até planejamento e marketing eleitoral. “Reunimos palestrantes do Brasil todo com o objetivo de formar pessoas e ter essa troca de informações na área de comunicação política”, destacou o organizador do congresso, Cílio Netto.
Durante o evento, também foi lançado o livro “Comunicação Pública: do Mundo para o Espírito Santo”, de Tiago Dias e Gabriel Carminati, que apresenta cases internacionais de comunicação pública aplicáveis à realidade capixaba. A obra reúne exemplos de países como Nova Zelândia, Japão, Estônia e Quênia. “Pesquisamos e traduzimos bastante conteúdo para trazer para o profissional de comunicação, assessores e políticos aqui do estado, um pouco mais da vivencia internacional para serem aplicadas dentro do nosso universo local”, explicou Tiago, um dos autores do livro.
Com 131 páginas, a publicação aborda também os principais desafios da comunicação pública, como a burocracia, a falta de profissionais qualificados e as barreiras políticas e informacionais enfrentadas no setor.
O COMPOL segue até esta sexta-feira (17), consolidando o Espírito Santo como novo polo de referência em comunicação política e institucional no país.
