Foto Internet
Geralmente para nós brasileiros tudo acaba em futebol, samba, churrasco e cerveja, não é mesmo? Mas, nem só de cerveja se faz um bom churrasco, o vinho também cai muito bem na hora de se preparar um dos pratos mais tradicionais da culinária brasileira, o churrasco.
Para colaborar com o seu churrasco de final de ano, iremos indicar algumas uvas de vários países do velho e do novo mundo que se harmonizam perfeitamente com carnes vermelhas, como por exemplo: um denso Malbec argentino; um Shiraz australiano; um Cabernet Sauvignon chileno ou um Pinotage sul-africano.
A título de ilustração citaremos alguns países do novo mundo produtores de vinho: África do Sul; Argentina; Austrália; Brasil; Chile; Estados Unidos da América; Nova Zelândia e Uruguai. InformaÇão já fornecida em coluna anterior.
Já degustei vários tipos de vinho e de uva tanto do velho quanto do novo mundo, inclusive da África do Sul, mas, o vinho sul-africano da uva Pinotage que tive a oportunidade de degustar me surpreendeu e me seduziu logo após sacar a rolha da garrafa tanto pelos aromas quanto seu sabor.
Quando o degustamos tivemos uma grata surpresa, seus aromas de café e chocolate tostados saltaram da taça com tanta intensidade que nos seduziu. Esta foi nossa primeira sensação, a olfativa. Em boca registra os sabores dos seus aromas, e esta segunda e ótima sensação persiste até o final da garrafa e o retro gosto permanece de tal forma que nos convida a abrir mais uma garrafa.
Estamos falando do vinho Diemersfontein Pinotage. Produzido pela vinícola de mesmo nome localizada em Wellington, África do Sul. A vinícola foi fundada por Max Sonnenberg, avô de David, atual responsável, no início dos anos 1940. Seu teor alcoólico é de 14,34% por volume. Melhor servir a uma temperatura entre 16°C e 18°C. Realmente como está impresso em seu contrarrótulo – It befriends – It converts – It seduces. Faz amizade – Converte – Seduz.

Já as carnes assadas em fornos vão muito bem com os tintos encorpados do Vale do Rhône (França) ou do Piemonte (Itália) – velho mundo –. Com bifes e filets em geral, você leitor, poderá optar por tintos um pouco menos encorpados, corpo médio, do que os mencionados acima. Estes pratos são bem versáteis, fáceis de combinar com quase todas as boas opções de vinhos da América do Sul ou da Europa.
Agora sim seu churrasco ficará completo para festejar qualquer data comemorativa ou mesmo a vitória do seu time, com cerveja bem geladinha ou vinho.
Bom apetite, saúde e um brinde à vida, mas, lembre-se: churrasco e bebida não se harmonizam com direção nunca. Beba com moderação.
Feliz Natal!


